Fisioterapia

Categoria: 

A Fisioterapia é uma área com conhecimento específico, estruturado e com uma base teórica definida, onde o fisioterapeuta intervém na manutenção, desenvolvimento e reaquisição da função óptima de cada individuo. Centra-se também na promoção da saúde e prevenção de doenças e incapacidades, com o objectivo de o ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

A fisioterapia actua em diferentes áreas e em diferentes populações, pelo que existe na clinica várias especialidades:

Fisioterapia pediátrica – Especialidade da fisioterapia em recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Fisioterapia geriátrica – Especialidade da fisioterapia que actua nas disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional global de pessoas idosas.

Fisioterapia neurológica - Área da Fisioterapia que trata distúrbios /doenças neurológicas que envolvam ou não disfunções motoras, de forma a recuperar a função, através da coordenação motora, força e equilíbrio (exemplo: AVC, Paralisia Cerebral, Traumatismo Craniano, Paraplegia, Tetraplegia, Paralisia Facial, entre outras).

Fisioterapia Musculoesquelética – Área da fisioterapia que trata as disfunções do sistema muscular e esquelético, de origem ortopédica, decorrente de traumatismos ou de doenças de origem reumatológica (exemplo: Fratura, Entorse, Tendinite, Dor na coluna, Rotura muscular, entre outras).

Fisioterapia Respiratória  – Área da fisioterapia que visa melhorar a dinâmica respiratória, remover secreções brônquicas, obtendo assim melhor função respiratória (exemplo: DPOC, Asma, Bronquiectasias, entre outras).

São utilizadas várias modalidades e terapêuticas específicas de forma a ajudá-lo a melhorar a sua funcionalidade. Entre elas temos:

 - Cinesioterapia -Procedimentos onde se usa o movimento de forma a recuperar a função dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico.

 - Eletroterapia - Terapia que utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos para estimular/tratar as estruturas lesionadas. 

 - Termoterapia - Terapia que utiliza o calor, ou o frio, como forma de tratar diversas patologias.

 - Crioterapia –Terapia que utiliza o gelo como procedimento terapêutico.

 - Exercícios – Utilizados no fortalecimento muscular, alongamento e reeducação de movimentos comprometidos.